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Dieta sem Glúten e Lactose realmente emagrece?

A dieta da moda, com adesão em massa de astros e estrelas até de Hollywood, mas será que a dieta sem glúten e lactose realmente emagrece?

A resposta é sim, mas não exatamente do jeito que muitos pensam.

É preciso muita informação para não se dar mal com este tipo de dieta que restringe glúten e lactose do seu cardápio com a promessa de reduzir seu peso em pouco tempo.

Dieta sem Glúten e Lactose realmente emagrece?

Mais pessoas do que nunca estão comprando, cozinhando e comendo alimentos sem glúten.

Há muitas hipóteses sobre o aumento súbito de interesse no modo de vida sem glúten e lactose, bem como a ascensão de pacientes levantando preocupações relacionadas ao glúten com seus médicos, como muitos especialistas internacionais, incluindo Sheila Crowe, médica porta-voz da American Gastroenterological Association e um Professor na divisão de gastroenterologia da UC San Diego School of Medicine. 

“Nós não temos provas para dizer se alguns estão certos ou outros errados.”

Apesar da falta de clareza científica (por enquanto), a dieta sem glúten e lactose veio para ficar e, felizmente, já existem algumas informações importantes que você deve saber antes de aderir a essa prática.

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DIETA SEM GLÚTEN E LACTOSE REALMENTE EMAGRECEM?

A dieta sem glúten e lactose tem o seu funcionamento baseado na ideia de que a presença desses compostos na alimentação mantém o corpo humano em constante inflamação, ou seja, inchado e com risco maior para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Ao fazer uma dieta sem glúten e sem lactose, essa “desinflamação” resulta em um metabolismo que volte a funcionar normalmente, diminuindo a retenção de líquidos e fazendo com que o intestino absorva os nutrientes da maneira certa.

No entanto, não há qualquer achado científico que comprove tais afirmações.

Especialistas brasileiros e internacionais, inclusive, defendem a dieta à base de restrição ao glúten somente para pessoas com doença celíaca (intolerância radical ao glúten que causa uma inflamação grave do intestino e leva à desnutrição por má absorção de nutrientes.

Não há cura, exceto pela eliminação total do glúten na dieta).

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SE OS FAMOSOS VIVEM SEMPRE MAGRO, DEVE FUNCIONAR, CERTO?

Sabemos perfeitamente da tendência que as pessoas relacionadas ao mundo midiático exercem sobre nós, pobres mortais, e, sim, muitas de suas dietas dão certo e é o segredo delas para continuarem magras e absolutas ao desfilarem no tapete vermelho.

Será que funciona comigo?

Porém, temos de ter cuidado, pois as dietas feitas pelas famosas muitas vezes são realizadas sem base alguma, simplesmente como um ato de desespero para continuar magro e ser escalado para o próximo filme, série ou novela, mantendo-se nos holofotes.

Aviso dado, vamos ao que interessa. Quando você ler que a dieta sem glúten e lactose realmente emagrece em algumas pessoas e em outras não, o motivo é por conta dos diferentes tipos de organismos que cada ser humano possui.

Ou seja, o que funciona para um, nem sempre funciona para todos.

Infelizmente, não há uma maneira de descobrir que não seja a imersão na dieta sem glúten e lactose. Portanto, se decidir aderir ao hábito de se alimentar sem estes compostos, deve ficar atento aos efeitos da dieta e verificar se realmente funciona para você.

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O GLÚTEN E LACTOSE EM NOSSO CORPO

O glúten é, por si só, uma proteína composta a partir de duas outras, a glutenina e a gliadina.

Saiba os efeitos que nosso corpo sofre.

Os estudos científicos mais atuais apontam que o glúten só pode fazer mal às pessoas intolerantes ou portadoras da doença celíaca, conforme visto acima.

Entretanto, o glúten é, sim, uma enorme fonte de energia e retirá-lo da nossa alimentação cotidiana, poderia abranger em riscos para a saúde, mesmo que seja comprovado que o consumo exagerado de carboidrato também seja nocivo, podendo resultar em doenças como a diabetes e a obesidade.

Quando uma situação pende para os dois lados, os especialistas, médicos e nutricionistas, aconselham a adotar a redução e não o corte total.

Redução especialmente de farinha de trigo, por conta de sua composição modificada com o tempo na agricultura.

Enquanto que a lactose e sua dieta, por sua vez, mostra diferentes resultados quando analisada. Como fato comprovado, é possível citar a alta concentração de açúcar na lactose que consequentemente eleva os níveis de insulina no organismo.

Isso é claramente ruim e deve ser evitado a todo custo quando a intenção for a perda de peso.

Mais ainda, ao contrário do que se pensava, é possível que lactose não seja tão nutritiva quando se pensava e isso é evidenciado ao analisarmos a tabela nutricional do leite, por exemplo, onde apenas 28% de sua composição é de cálcio, enquanto todo o resto é formado por água, gordura, carboidratos e algumas proteínas.

Assim sendo, a dieta sem glúten e lactose realmente emagrece, mas em determinados casos somente, em outras é obrigação fazê-la (doença celíaca) e, definitivamente, uma reeducação alimentar sobre esses alimentos é necessária.

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A VIDA SEM PRODUTOS COM GLÚTEN E LACTOSE

O primeiro de tudo para viver em uma dieta sem glúten e sem lactose é aprender que produtos contêm glúten e caseína. 

Adicione aveia em sua dieta.

Os dois principais alimentos com estes compostos são os pães e o leite, com todos os seus derivados inclusos.

O glúten também é encontrado em grãos e alimentos como:

  • Malte;
  • Trigo;
  • Aveia;
  • Farinha de trigo;
  • Cevada;
  • Centeio;
  • Pães;
  • Bolos;
  • Biscoito;
  • Torrada;
  • Massas;
  • Bolacha;
  • Salsicha;
  • Temperos industrializados.

Sem estes alimentos em sua vida, você terá que fazer outros para substituir as receitas do seu cardápio.

Não se preocupe porque quase tudo que você come hoje pode ser feito sem glúten, basta ter os substitutos sempre por perto. Por isso é recomendado ter vários recipientes para armazenar várias farinhas e grãos, e uma variedade de ingredientes como amido, goma xantana e alfarroba.

No caso da lactose, o leite vegetal é um ótimo substituto para o leite de vaca.

Existem várias opções de leite vegetal no mercado e você deve encontrar seu favorito (leite de arroz, leite de amêndoas, leite de soja e leite de batata. 

Outras formas de substituir a lactose são as manteigas feitas sem nenhum tipo deste composto, óleo de coco e azeite para a realização de receitas e doces que necessitam, originalmente, de leite e derivados.

Dessa maneira você irá desinchar com a dieta sem glúten e lactose igual a várias famosas e não sofrerá com cardápio pobre.

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