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Dieta da USP original: Emagrece mesmo? Cardápio completo (atualizado!)

A procura pelos mais diversos tipos de dieta tem se tornado uma febre. Assim somos inundados com as mais variadas formas e nome de dietas de suas maneiras de provocar o emagrecimento, como a dieta da USP original e se ela emagrece mesmo.

Algumas são mais rápidas outras menos, existem aquelas que são mais radicais e as que precisam de mais tempo para efetivamente darem resultado.

Existem as esporádicas e as que, em verdade, são reeducação alimentar. E muitas são advindas de condições de vida que vem a causar emagrecimento: e se existe uma coisa que lava as pessoas a emagrecerem é cursar a universidade.

DIETA DA USP ORIGINAL

Falta de dinheiro, dias corridos com noites longas decretam modos de se alimentar por vezes curiosos e inusitados.

Dieta da USP original
Dieta da USP original: Emagrece mesmo? Cardápio completo (atualizado!)

A verificação desse tipo de comportamento deve ter criado a Dieta da USP. A Universidade de São Paulo não confirma essa suposta autoria nem recomenda a prática da chamada dieta da USP original. Mesmo assim ela faz bastante sucesso e prossegue sendo usada por quem quer emagrecer velozmente.

Vista com útil e eficiente para a perda de peso com urgência, a sugestão é fazer a dieta da USP original por sete dias, podendo repeti-la uma semana a mais.

Mais tempo do que isso não é algo recomendável. Segundo testemunhos que a fez afiança sua eficiência no que refere ao emagrecimento rápido, mas é fundamental compreender como ela funciona e julgar os riscos que pode oferecer à sua saúde.

DIETA DA USP FUNCIONA MESMO?

A dieta da USP original é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela aconselha uma baixa ingestão diária de calorias.

Dieta da USP original
Uma das dietas mais usadas é a dieta da USP. Descubra quais os pontos negativos e positivos dela.

E mais, praticamente extingue os carboidratos do cardápio, depositando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

Estima-se uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, apesar esse número logicamente varie de acordo com o quanto cada pessoa pretenda perder.

Sendo assim ela emagrece pois o praticamente acaba ingerindo menos calorias a cada dia e ao suspender os carboidratos, há uma ampla eliminação de líquidos pelo organismo, principalmente nos primeiros dias.

No entanto, como a ingestão de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma prejuízo de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia.

Isso denota não é recomendável realizar atividades físicas vigorosas durante o tempo que se está sobre a dieta da USP.

CALENDÁRIO DO CARDÁPIO

1° Dia: No primeiro dia parece ser o mais difícil da dieta, pois a quantidade de alimentos é muito pequena.

Nesse dia proceda da seguinte forma: na parte da manhã café preto sem açúcar (mas pode se colocar adoçante), no almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar e finalmente no jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade

Dieta da USP original
Calendário da dieta da USP.

2° Dia: Em seguida no segundo dia na parte da manhã: café com bolacha tipo cream-craker, almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto e no jantar: presunto à vontade

3° Dia: No terceiro dia pelo turno da manhã café com bolachas cream-crakers, almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas e no    jantar: presunto e salada.

4° Dia: O quarto dia deve ser realizado da seguinte forma: manhã: café com bolacha cream-craker, almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade e no    jantar: salada de frutas e iogurte natural.

5° Dia: Logo depois no quinto dia –  Manhã: cenoura crua espremida com limão e café preto, almoço: frango grelhado à vontade e no jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

6° Dia: No sexto dia manhã: café com cream-crakers, almoço: filé de peixe com tomate à vontade e no jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

7° Dia: Finalmente no sétimo dia de manhã: café com limão, almoço: bife grelhado e frutas à vontade e no jantar: comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas

Depois desse último dia, reinicie novamente a dieta com o dia 1. Faça a dieta da USP original por no máximo 14 dias, e retornando comedidamente a uma alimentação equilibrada.

Algumas sugestões complementares são de não fazer substituições de alimentos nem os trocar de horário. As ervas permitidas na dieta são: alface, agrião e chicória. Beber água, chá e café (sem açúcar) o dia todo.

PERIGOS DA DIETA

A ausência de carboidratos pode produzir sintomas de cansaço e fraqueza muscular, além de dores de cabeça.

Dieta da USP original
Os perigos da dieta da USP.

Devido à baixa presença de fibras na dieta, e a uma grande ingestão de proteínas, essa dieta pode causar constipação intestinal. Além disso, outros sintomas como, irritabilidade, dores de cabeça, tonturas, dificuldade para dormir, mau hálito, alterações no sono e complicações renais.

Seguindo a rotina de toda a dieta radical, a Dieta da USP original não leva a uma mudança de hábitos e à reeducação alimentar o que não garante a manutenção a longo prazo da pesagem conquistada.

Isto se deve ao fato de que a maior parte do peso perdido é composta por líquidos e massa muscular, e pouca coisa de gordura, é muito fácil se recupera o peso perdido novamente.

Exatamente por isso, com a reintrodução de carboidratos ao final da dieta, é importante que haja um controle das porções e um cuidado para não voltar aos mesmos hábitos que causaram o excesso de peso.

Leia também: Dicas para montar um prato saudável

OUTRAS RECOMENDAÇÕES

É essencial uma consulta ao médico antes de começar a dieta. Para impedir o indesejável efeito sanfona, um pré-requisito é adaptar-se e tentar modificar os hábitos errados que conduziram ao excesso de peso.

Dieta da USP original
Há outros caminhos.

É desejável ainda incluir mais legumes e verduras em sua dieta, diminuir bebidas calóricas e sem nenhum valor nutritivo, além de diminuir o estresse.

Controlar elevado da ingestão de açúcar, frituras, álcool, alimentos gordurosos e sem valor nutritivo, sal e de doces em geral.

Além disso, é basilar a prática de exercícios físicos. Não adianta praticar esportes como a corrida apenas aos domingos, além de ser perigoso para a saúde manter um espaçamento tão grande entre as atividades físicas.

Isso só será possível caso essas práticas, é essencial encontrar uma atividade que pareça prazerosa ao praticante, pois tão-somente assim será possível conserva-la em longo prazo.

Pesquisa e experimentação disso são o caminho mais seguro para o sucesso nessa empreitada.

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