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Dieta Cetogênica: como fazer passo a passo

A dieta cetogênica é, sem dúvida nenhuma, uma deita que oferece excelentes resultados, mas que podem trazer diversos problemas quando feita de forma incorreta dados adequados. Uma dieta como esta vai, sem dúvida, mudar a sua relação com a alimentação.

Com diversas vantagens e riscos relativamente grandes, esta dieta oferece uma das mais controversas formas de emagrecimento, que e por meio do corte de carboidratos e o aumento considerável da quantidade de proteínas ingeridas diariamente.

É importante afirmar que nenhuma destas informações substituem a ida a um médico, então pode ser muito importante que você consulte um médico, especialmente se você tiver alguns dos problemas de saúde que vou citar, que podem se tornar piores com a dieta.

DIETA CETOGÊNICA: COMO FAZER PASSO A PASSO

Esta dieta é baseada em uma situação simples e ao mesmo tempo curiosa para algumas pessoas, com a diminuição quase completa do carboidrato e o aumento subsequente da gordura e da proteína, esta dieta faz com que você perca peso pela falta de energia.

Dieta Cetogênica: como fazer passo a passo

Essa falta de energia é causada pela dificuldade que o corpo tem de converter proteína e gordura em energia final para o corpo, coisa que é muito mais fácil de ser feita com açúcares carboidratos. Por isso mesmo o corpo consome sua reserva de gordura e você emagrece.

Algo complicado com a dieta cetogênica e que faz com que eu não a recomende para muitas pessoas é a quantidade de toxinas que o corpo produz neste processo. Se você tiver qualquer tipo de problema com seus rins ou fígado, não recomendo esta dieta.

Além do mais, por ser uma dieta que permite uma série de produto como embutidos e similares, é indispensável que você tome cuidado, já que é sabido que uma dieta muito voltada para este tipo de produto tem uma propensão maior a gerar algum tipo de câncer ou similar.

Outro ponto indispensável sobre esta dieta é que se você tiver problema de pressão, coração ou similares, não faça essa dieta, pois ela tem grandes chances de aumentar a sua pressão sanguínea e seus níveis de colesterol.

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Mais adiante quando eu for detalhar o cardápio em detalhes, você vai perceber que, na verdade, essa dieta tem uma quantidade razoável de riscos, então não é das dietas das quais eu já falei aqui a que eu recomendaria para qualquer um.

Primeiro porque você precisa de excelentes órgãos de limpeza (rins e fígado) para não se intoxicar com os corpos cetônicos que seu corpo acaba produzindo pela queima massiva de gordura (daí o nome da dieta), além das chances de doenças pelo consumo de embutidos.

QUAIS SÃO OS PRÓS E CONTRAS DA DIETA CETOGÊNICA?

Muitas pessoas pensam em dietas de alto risco e consideram que elas devem ter recompensas a altura. Embora isso nem sempre seja verdade, a dieta cetogênica tem uma série de vantagens que podem, eventualmente, compensar os riscos:

Conheça as características desta dieta.
  • Realmente emagrece rápido: temos aqui uma verdadeira dieta de emergência, que deve ser feita por pouco tempo e que realmente oferece uma mudança considerável no seu metabolismo. Aposte na cetogênica para perder gordura muito rápido.
  • É uma dieta que não exige muito exercício: com uma dieta que faz com que o seu metabolismo aumente por causa da quantidade de proteínas a ser digerida e ainda diminui os carboidratos, essa dieta não exige que você faça muitos exercícios.
  • Excelente para quem ama carnes, frituras e gorduras: não consegue viver sem carne? Ama bacon, e embutidos em geral? Essa pode ser a sua dieta! Com uma combinação deles com um pouco de fibras, você terá seu cardápio cetogênico ideal.
  • Prepara para a Dukan: muitas pessoas dizem que entrar direto na dieta Dukan pode ser traumático. Que tal fazer uma semana de cetogênica antes? Assim você já acostuma o corpo e verifica se realmente é o tipo de dieta que te apetece.

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Agora que você já conhece as principais vantagens, falaremos um pouco dos desafios e problemas que essa dieta pode trazer:

  • Não se recomenda para pessoas com problemas de fígado e rins: isso porque é uma dieta altamente tóxica, e pessoas com défice nestes órgãos terão ainda mais dificuldade de lidar com esse aumento de toxinas.
  • Não oferece nutrientes importantíssimos, além dos carboidratos, que são fundamentais, de acordo com as escolas mais tradicionais de nutrição, a dieta cetogênica também não oferece fibras ou vitaminas o suficiente.
  • Pode ser cancerígena: se você consumir embutidos e carnes com agentes químicos em excesso, a chance de desenvolver um câncer extrapola consideravelmente. Fazer um bom detox depois da dieta cetogênica é a minha indicação pessoal.
  • Pode aumentar colesterol e pressão: se você tem algum problema com estas duas situações, esta pode não ser a melhor dieta para você.

SUGESTÃO DE CARDÁPIO PARA ESTA DIETA

Temos aqui 3 dicas de cardápio para que você se inspire e faça a sua dieta cetogênica. O ideal, porém, é procurar um nutricionista e usar um cardápio exclusivo, que ainda pode diminuir muito dos riscos citados acima:

Nos ovos há bastante proteínas
  • Dia 1

Café da manhã: 2 ovos mexidos com manteiga + 1 fatia de queijo minas + 1 fatia de mamão;

Lanche da manhã: gelatina sem açúcar + 3 castanhas;

Almoço/Jantar: 2 bifes de carne ao molho de queijo com alface e repolho roxo temperado com azeite + 1 laranja;

Lanche: 1 iogurte sem açúcar + 1 colher de sopa de farinha de linhaça + 2 enroladinhos de queijo e presunto.

  • Dia 2

Café da manhã: 1 banana amassada com 1 colher de sopa de semente de girassol + 2 fatias de queijo assado com presunto;

Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 5 nozes;

Almoço/Jantar: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar;

Lanche da tarde: morango com creme de leite.

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  • Dia 3

Café da manhã: 1 ovo cozido + 2 fatias de queijo fresco com sementes de gergelim;

Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 3 colheres de abacate;

Almoço: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco + 1 maçã;

Lanche da tarde: queijo mascarpone + frutos vermelhos, como cereja, morango e framboesa.

Não perca a chance de mudar sua vida com essa dieta!

Comentários

  1. renata Responder

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

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