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Dicas para montar um prato saudável

Segundo as recomendações dos nutricionistas, para manter uma alimentação saudável, deve-se fazer seis refeições ao dia. O ponto é que elas precisam ser saudáveis, por isso, vou te passar algumas dicas para montar um prato saudável.

Não basta apenas realizar as seis refeições diárias. Também é necessário escolher adequadamente os tipos de alimentos que serão ingeridos de modo que além de balanceada, a alimentação também seja 100% saudável.

Para aqueles que não vê a hora de radicalizar no cardápio, as dicas para montar um prato saudável vão, sem sombra de dúvidas, ajudar a alcançar tal objetivo.

DICAS PARA MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL

Montar um prato saudável pode oferecer inúmeros benefícios a saúde do corpo, mas principalmente, ajuda aqueles que desejam emagrecer gradualmente, sem pressa e de forma totalmente natural.

Dicas para montar um prato saudável

Mudar a forma de montar o seu prato pode parecer uma tarefa sem sentido para algumas pessoas, mas trocar os alimentos industrializados e embutidos por algo mais orgânico faz bem à saúde.

Sem contar que ajuda no controle da quantidade de substâncias que precisam ser ingeridas pelo corpo ao longo do dia.

Para que um prato seja considerado saudável, algumas propriedades nutricionais precisam estar contidas em pequenas porcentagens para ingestão. Basicamente, um prato saudável contém:

  • Proteínas: As proteínas precisam ser tanto de origem animal e vegetal. Porém, para as pessoas vegetarianas, a proteína vegetal assume papel principal na porcentagem desse tipo de cardápio. A exemplo das proteínas animais e vegetais estão:
    • Proteína animal: carne vermelha e branca, peixes e ovos.
    • Proteína vegetal: Soja, lentilha, feijões e grão de bico.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas: cuide da sua saúde com estas opções!

  • Carboidratos: Os carboidratos precisam, necessariamente serem naturais e não industrializados. Por isso, é importante eliminar as massas como o macarrão, lasanha e biscoitos de água e sal e priorizar principalmente os carboidratos como:
    • Arroz
    • Arroz integral
    • Mandioca
    • Batatas

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  • Vitaminas, minerais e fibras: esse grupo abrange principalmente as frutas, legumes e hortaliças que devem ser ingeridas sem medo ao longo do dia.

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MONTANDO UM PRATO SAUDÁVEL NAS TRÊS PRINCIPAIS REFEIÇÕES

Vamos agora ver algumas dicas sobre como montar uma refeição saudável nas principais refeições.

Siga as dicas para uma alimentação balanceada nas três refeições do dia.
  1. No café da manhã

Tudo começa pela manhã e mesmo que você tenha o hábito de acordar tarde, não pule essa refeição e vá direito para o almoço.

Tome café.

Pequenas doses de cafeína antes da refeição ajuda o sistema nervoso a desenvolver várias atividades cognitivas durante o longo do dia. Porém, o foco é a alimentação saudável e desta forma, o café da manhã precisa ser leve e conter pelo menos um dos itens considerados importantes para o nosso corpo.

O ideal é combinar alguns tipos de carboidratos leves com as frutas que fornecem energia e vitaminas para o corpo. Uma das opções que podem ser adotas são:

  • Leite desnatado com café e pão integral com margarina
  • Torradas e suco de fruta
  • Café puro com queijo branco o pão integral
  • Salada de frutas com mel
  1. No almoço

O almoço é a segunda refeição mais importante do dia. E como o objetivo é montar um prato saudável, é preciso ficar atento ao percentual de todas as propriedades nutricionais que são colocadas a mesa.

Antes de almoçar é momento certo para realizar aquela combinação perfeita de todas as vitaminas, proteínas e carboidratos dos quais o nosso corpo precisa.

Para aqueles que acreditavam na teoria de que que a sobremesa não faz parte da montagem saudável, se surpreende ao saber que a sobremesa é incluída e desempenha um importante papel no final da digestão do que foi ingerido.

O segredo para fazer uma montagem saudável do prato é dividir as quantidades de comida da seguinte forma:

  • 50% do prato dedica-se aos vegetais crus e cozidos. As hortaliças precisam estar incluídas nesse meio.
  • 25% aos carboidratos naturais. Vale lembrar que é importante escolher sempre carboidratos naturais e nunca misturar dois tipos de carboidratos como a batata e o arroz.
  • 25% de proteínas. As proteínas precisam ser tanto animais quanto vegetais, mas no caso dos veganos e vegetarianos, algumas carnes de soja substituem a proteína animal que não está presente.
Almoço com sabor e qualidade.
  • Na sobremesa

Como foi informado anteriormente, a sobremesa tem um papel importante na digestão. Ela facilita a absorção da água contida no alimento e ajuda na quebra das gorduras.

Entretanto, a sobremesa não pode ser aquele pudim com uma deliciosa calda de chocolate. Ao invés disso, prefira comer uma fruta cítrica ou uma salada de frutas sem açúcar.

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  1. No jantar

Nesta fase, você precisa ter ingerido mais da metade de propriedades naturais que o seu corpo necessita das quais são recomendadas para o dia. Caso tenha dúvidas sobre que tipo de alimentos ingerir, prefira os vegetais que são bastante nutricionais e ajudam a controlar a fome do momento.

Já que é um alimento de fácil digestão por parte do organismo, as sopas de legumes é o tipo de alimentação saudável mais indicada para nutrir o corpo e garantir que ele esteja leve o suficiente até o momento de ir dormir.

Ao montar o seu prato, coloque apenas duas conchas médias de sopa e se preferir, tome-a com um pedacinho de pão que irá servir como fonte de carboidratos.

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FIQUE DE OLHO NAS DICAS IMPORTANTES PARA O CORPO

Algumas dicas são preciosas e pode ajudar bastante no processo de medir a porcentagem de comida no prato. Portanto, prefira sempre:

Siga estas dicas que você irá conquistar o seu corpo dos sonhos.
  • Pratos rasos: Além de ajudar no controle da quantidade de comida, ele ajuda a dividir melhor os alimentos que serão distribuídos no prato.
  • Realizar pequenos lanches entre as refeições: Os lanches são diferentes de ficar “beliscando” antes do almoço, por exemplo. O lanche é basicamente a ingestão de alguma fonte natural de energia como uma fruta, iogurtes e até mesmo um suco natural para hidratar a pele.
  • Hidratar-se regularmente: A hidratação do corpo também é alimento e por isso não pode ser negligenciada. Tome pelo menos 2 litros de água por dia. Se possível, tome mais que isso. Água também ajuda a manter a saúde e a emagrecer mais naturalmente.

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