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7 Dicas para iniciantes na corrida

Está querendo começar a praticar corrida? Veremos então 7 dicas para iniciantes na corrida. Hoje em dia o mundo todo “anda” correndo. Seja no trabalho, nos estudos ou no esporte, o que faz o mundo girar, é a pressa que se tem em terminar as atividades do dia para que outras possam ser feitas logo em seguida.

Apesar desse pequeno detalhe, mesmo com essa correria toda, é importante parar um pouco e dedicar pelo menos meia horinha do tempo para uma boa corrida de verdade. A corrida no asfalto.

Existem inúmeras formas de ajudar aqueles que desejam correr. Nem que seja por pelo menos 5 km por dia. Aos que estão realmente decididos, mas não sabem por onde começar, o ideal é colocar uma roupa confortável e se ligar nas 7 dicas para iniciantes na corrida, preparadas especialmente para quem quer o sucesso.

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7 DICAS PARA INICIANTES NA CORRIDA

Para quem é iniciante na corrida ou nunca praticou nenhum exercício, recomenda-se que uma avaliação física seja feita para verificar o condicionamento corporal. Assim que tudo estiver ok, o segundo passo pode ser dado sem qualquer tipo de restrição.

7 Dicas para iniciantes na corrida.

Qualquer prática esportiva requer ajuda. Seja para dar aquele incentivo ou para ensinar os melhores caminhos a serem seguidos, vale lembrar que ter uma ajuda profissional é importante para auxiliar com dicas e exercícios pré e pós-treino sempre que houver necessidade.

Quem opta pela prática do esporte investe fortemente em benefícios exclusivos que só quem pratica a corrida, tem. Dentre os benefícios mais importantes destacam-se:

  1. Leveza nas articulações
  2. Maior capacidade física
  3. Maior resistência corporal, principalmente relacionada a resistência muscular
  4. Queima rápida de gordura
  5. Equilíbrio hormonal – principalmente durante os ciclos menstruais para as mulheres e na andropausa para os homens.

A FASE DE ADAPTAÇÃO

É comum muitos iniciantes na corrida ficaram ansiosos e sobrecarregar o corpo ao correr por 5km logo no primeiro dia e permanecer o resto da semana com fortes dores musculares e as juntas totalmente travadas, sem conseguir se mover.

Sempre bom iniciar por lugares “menos profissionais” para que você desenvolva o habito.

Para evitar tal situação indesejada, é importante ir com calma, alongar-se bem em uma série de exercícios e começar com uma caminhada leve, considerada um aquecimento inicial para a corrida.

Caminhar um pouco, correr durante 20 minutos e logo depois voltar a andar, deve ser feita logo na fase de adaptação. Etapa importante para quem está começando e precisa acostumar o corpo no ritmo dos exercícios de corrida.

POR ONDE OS INICIANTES NA CORRIDA DEVEM COMEÇAR

Se você está querendo começar a praticar corrida, ou já teve suas primeiras experiências com essas práticas, vamos agora entender quais são as 7 principais dicas para iniciantes na corrida.

Vá devagar, dentro de seus limites, até acostumar com a atividade.

Fique atento a todas elas para ter sucesso em sua prática.

COMECE PELO LUGAR

O primeiro passo é escolher o lugar no qual será feito a corrida. O ideal são as ciclovias, geralmente encontradas em parques, cidades e áreas dedicadas a prática de atividades físicas.

Pelas ruas próximas de sua casa pode ser uma boa opção de inicio.

Correr na academia também é uma opção, mas vale lembrar que o corpo se esforça menos ao correr em uma esteira do que em uma pista feita especialmente para a prática do esporte.

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APOSTE EM ROUPAS LEVES E TÊNIS CONFORTÁVEIS

As roupas geralmente são um dos últimos itens a serem levados em consideração. Porém, tais pontos são importantes para a prática do exercício, mesmo que em curtos períodos de tempo.

As roupas leves ajudam a equilibrar a temperatura corporal e os tênis confortáveis minimizam o impacto do pé com o chão.

É importante lembrar que ao correr é preciso colocar primeiro o calcanhar para depois o peito do pé e os dedos no chão. Isso evita dores musculares, bolhas e as possíveis fisgadas causadas durante a corrida.

DEVAGAR SE VAI LONGE

Pode parecer uma frase ultrapassada, mas ela faz todo o sentido nesse contexto. Aos atletas de primeira viagem, vai uma dica muito importante: Acostume o seu corpo aos poucos.

Devagar e consistentemente, você chega longe.

Questões relacionadas a velocidade, distância e resistência corporal, devem ficar em segundo plano nesse momento inicial.

Mesmo que pareça entediante observar as pessoas correndo por horas no parque ou na pracinha e ao tentar fazer o mesmo não aguentar correr nem por cinco minutos, tenha paciência e não desista! Use isso como uma ferramenta de motivação e se esforce para fazer melhor.

Lembre-se: o corpo precisa se adaptar e isso não acontece de uma hora para outra. Comece com uma caminha rápida, corra lentamente ou “trote” na ciclovia até aonde achar que deve.

Com o passar do tempo os exercícios antes considerados difíceis, começarão a ficar fáceis e quando perceber, a meta dos 5km já estará superada.

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TENHA UMA ROTINA

As dores musculares irão aparecer em 90% dos casos ou mais. Porém, isso não é motivo para desistir de correr.

Faça da corrida um hábito diário.

O ideal é realizar as práticas das atividades físicas logo pela manhã que é quando o corpo está mais descansado e o clima se encontra mais fresco.

Caso não tenha como a atividade física ser feita nesse horário, o recomendável é que seja realizada durante a tarde, assim que o sol está se pondo.

Desta forma o corpo se acostuma melhor aos horários dos exercícios e cria um estímulo automático para que a rotina não seja quebrada tão facilmente assim.

SUPERE-SE A CADA SEMANA

A superação individual é uma sensação única e que não tem preço. O esforço de cada semana precisa ser visto como algo a ser superado e não uma obrigação de rotina.

Cada pessoa possui o seu próprio limite e quando tal limite é atingido e logo em seguida excedido, uma nova fase começa.

A cada semana crie um desafio para que se possa alcançar níveis altos.

A cada dia tente correr dois minutos a mais do que o do dia anterior. Se na segunda-feira o tempo dedicado a corrida foi de 30 minutos, na terça-feira corra durante 32 minutos e na quarta-feira durante 34 e assim sucessivamente.

Ao final da semana um valor simbólico será alcançado e no final do mês, o tempo de corrida será dobrado e a distância percorrida, será bem mais significativa.

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NÃO DESISTA

É muito comum pensar em desistir logo nas primeiras semanas em que o exercício começa. Entretanto, mesmo sendo um pensamento tipicamente normal, não é algo que deva ser levado a sério.

Seja firme na meta e prossiga até conquista-la.

Ter motivação é a base de tudo, por isso, convide um amigo para o exercício, leve o cachorro ou aproveite o momento para curtir aquelas músicas guardados no iPod.

Cada detalhe conta e não se deixar por vencer é importante para garantir o bem-estar e a saude de seu corpo.

DESAFIE-SE

Após alguns meses, mesmo sendo um iniciante, não há motivos para não aplicar todo o progresso conquistado ao longo do tempo.

Realize estes alongamentos para corrida e esteja preparado.

Inscreva-se em uma corrida comunitária, faça competições com seus amigos, desafie-se. Tal atitude é importante para que uma linha do tempo relacionada ao primeiro dia de exercício e o momento atual seja estabelecida na mente.

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