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Alimentos ricos em vitamina C – Tomar muito faz mal? Benefícios e cuidados!

Basicamente a pergunta que não quer calar é: Alimentos ricos em vitamina C – tomar muito faz mal? Benefícios e cuidados!

A vitamina C é sem sombra de dúvidas a vitamina mais conhecida do mundo e tal fama faz dessa substância um dos nutrientes mais vendidos na população brasileira, seja no meio farmacêutico como o ácido ascórbico ou através dos alimentos como as frutas cítricas.

Todo mundo sabe alguma coisa dos inúmeros benefícios que a vitamina C pode proporcionar ao corpo.

Porém, muitas pessoas possuem dúvidas relacionadas a quantidade necessária de consumo, os benefícios e efeitos colaterais que tal substância pode oferecer ao corpo.

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ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C – TOMAR MUITO FAZ MAL? BENEFÍCIOS E CUIDADOS!

A fama da vitamina C é grande, mas alguns pontos relacionados ao seu consumo ainda se encontram obscuros para algumas pessoas.

Alimentos ricos em vitamina C – Tomar muito faz mal? Benefícios e cuidados!

Despertar a curiosidade com relação ao consumo consciente de tal nutriente é importante para a prevenção de doenças graves e para o enriquecimento nutricional do corpo que precisa de doses regulares da vitamina no seu desenvolvimento.

O consumo da vitamina C não precisa ser diário, mas a ingestão de tal substância semanalmente é o mais indicado pelos nutricionistas e nutrólogos que possuem conhecimento sobre o assunto.

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É fato que os alimentos ricos em vitamina C proporcionam mais benefícios ao corpo do que efeitos colaterais, porém o abuso dessa substância pode trazer certas ocasiões desconfortáveis como:

  1. Cólicas

As cólicas causadas pelo excesso de vitamina C podem ser facilmente confundidas com as cólicas menstruais entre o público feminino.

Cólica é algo que pode acontecer fazendo uso excessivo de vitamina c.

Por isso é importante ficar atento a quantidade de vitamina C consumida no dia, pois o quadro de dor abaixo do umbigo pode ter mais intensidade do que o normal.

Durante o ciclo menstrual, o ideal é que não se abuse da vitamina C e que a ingestão fique limitada a uma laranja por dia, por exemplo.

  1. Cálculos renais

O consumo excessivo de vitamina C potencializa a absorção de ferro pelo corpo que desenvolve um quadro de hemocromatose em quem possui propensão para a doença e eleva os níveis de cálcio no organismo, de modo que os já conhecidos cálculos renais apareçam mesmo com o consumo certo da quantidade de água por dia.

Outros tipos de distúrbios também podem aparecer como as intoxicações alimentares pelo excesso da vitamina e perturbações relacionadas ao sono e energia diária.

  1. Diarreias

Como a vitamina C é uma substância ácida absorvida pelo intestino, o excesso provoca movimentos peristálticos mais frequentes o que causa fortes dores abdominais acompanhadas de diarreias constantes.

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OS BENEFÍCIOS QUE OS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C OFERECEM AO CORPO

Os benefícios da vitamina C são muitos e influenciam bastante na qualidade de vida daqueles que sabem utilizar das vantagens que tais alimentos têm a oferecer.

Entenda os benefícios em consumir vitamina c

Aliada importante contra doenças, os alimentos com a vitamina C previne contra o escorbuto, doença que apresenta sangramentos bucal e fragilidade na arcada dentária, podendo desenvolver para um quadro mais complexo e resultar na perca parcial ou total da dentição.

A desnutrição também pode estar associada a deficiência da vitamina, já que tal substância é a responsável por ajudar na absorção de outros tipos de vitaminas pelo corpo.

Os benefícios apresentam-se principalmente:

  • No retardo do envelhecimento da pele: Ao potencializar a produção natural de colágeno no corpo, a pele apresenta uma aparência mais firme e jovem, além de aliviar os danos que os raios do Sol podem causar na pele.
  • Na Potencialização da absorção de outras vitaminas: O famoso hábito de chupar uma laranja após comer uma feijoada é a combinação perfeita para potencializar a absorção de ferro pelo corpo. Para aqueles que são anêmicos ou tem déficit de ferro no organismo, consumir uma laranja após o almoço faz bem.
  • No fortalecimento do sistema imunológico: A vitamina C é um nutriente forte que previne as gripes e resfriados que podem acometer o corpo humano.
  • Na perca de gordura: Para aqueles que desejam emagrecer, os alimentos que são ricos em vitamina C podem ajudar no transporte de gorduras durante uma queima calórica por exemplo.

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VALORES REFERENCIAIS PARA O CONSUMO DA VITAMINA C

Abaixo uma lista com algumas referências para consumo de vitamina C diariamente de acordo com a idade.

Aprenda sobre os níveis de consumo de vitamina c para cada faixa etária.

Confira:

7 a 12 meses: 50 mg
1 a 3 anos 15mg
4 a 8 anos 25 mg
9 a 13 anos 45mg
Mulheres de 14 a 18 anos 65mg
Homens de 14 a 18 anos: 75mg
Mulheres a partir de 19 anos 75mg
Homens a partir de 19 anos 90mg
Grávidas menores de 18 anos 80mg
Grávidas maiores de 18 anos 85mg
Lactantes menores de 18 anos 115mg
Lactantes maiores de 18 anos 120mg

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM OS ALIMENTOS QUE SÃO RICOS EM VITAMINA C

Agora que ficou claro os benefícios do consumo da vitamina C e as consequências que o abuso de tal substância pode causar ao corpo, é preciso ter cuidado e ter controle sempre que for ingerir tal substância.

Basicamente o consumo da vitamina C deve ser uma balança equilibrada.

Saiba como cuidar dos alimentos ricos em vitamina c.

Nem em excesso e nem em pouquíssimas quantidades. O ideal é sempre realizar o consumo da vitamina através de fontes orgânicas que sempre vem acompanhada de outras propriedades importantes para realizar tal equilíbrio.

Por isso, ao invés de escolher as famosas capsulas de vitamina C que são vendidas nas farmácias, opte pelas frutas e verduras que são mais facilmente absorvidos pelo corpo e proporcionam benefícios secundários.

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Algumas das fontes naturais da qual é possível adquirir a vitamina C são:

  • Laranja
  • Goiaba
  • Uva
  • Acerola
  • Brócolis
  • Pimenta roxa e pimenta verde
  • Pimentão

Vale lembrar também que a vitamina C é contraindicada para pessoas que possuem um quadro de ácido úrico elevado, pedras nos rins ou para aqueles que vão realizar exames laboratoriais.

O recomendável é que o consumo da vitamina diminua nas últimas 72 horas que antecedem os exames de bilirrubina e creatina sérica.

Quem tem problemas gastrointestinais também não pode abusar da substância.

Mesmo que pareça boa, os prejuízos podem ser irreparáveis e caso não seja evitada, pode desenvolver um quadro mais grave.

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