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Alimentos ricos em cálcio: aprenda mais sobre eles!

Quando falamos de alimentos ricos em cálcio temos uma série de questões e vantagens que você precisa entender, já que consumir estes alimentos pode te ajudar na manutenção do seu corpo no curto e longo prazo.

Exatamente por isso, vamos oferecer todas as informações necessárias sobre estes alimentos, quais são as vantagens, alguns exemplos e outras informações sobre esses alimentos.

Aprenda mais sobre eles aqui e mude a sua dieta para ter ainda mais energia e resistência.

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ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

De comerciais de alimentos para crianças a remédios para osteoporose, todos sabemos que os alimentos ricos em cálcio são excelentes para ossos e dentes, já que este sal mineral é um dos mais famosos e com a sua função muito bem gravada no conhecimento popular. 

Alimentos ricos em cálcio: aprenda mais sobre eles!

O que não se comenta é que esta não é a única função do cálcio no seu corpo.

O cálcio também é responsável pelo movimento dos seus músculos e, juntamente com o potássio, evita que você tenha cãibras e similares.

Além disso, a cicatrização e a capacidade do sangue se estancar é também regida pela quantidade de cálcio no seu corpo, já que a produção de plaquetas está intimamente relacionada com o sistema ósseo.

Sabendo de mais estas importantes funções, fica evidente que o consumo de alimentos ricos em cálcio é de extrema importância para a sua vida e para a sua saúde.

Junte a isso a grande variedade de alimentos ricos em cálcio, tanto de origem animal quanto de origem vegetal, e você perceberá que consumi-los é incrivelmente fácil e ainda vai ajudar seu corpo a se manter mais saudável, evitando doenças diversas.

Outra questão importante é o cuidado redobrado que você precisa ter quando tem intolerância à lactose, já que o leite é uma das fontes mais potentes e eficientes de cálcio, ou ainda se você for vegano e não quiser comem nenhum tipo de produto proveniente do leite.

As possibilidades são muitas e diversas e todos nós podemos obter uma excelente variedade de alimentos ricos em cálcio, independente das restrições alimentares.

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ALIMENTOS QUE POSSUEM MUITO CÁLCIO

Os alimentos aqui apresentados são apenas exemplos, com outras vitaminas de destaque em cada um deles e outros detalhes e curiosidades sobre o consumo ou a preparação dos mesmos.

Alimentos que contem calcio

Como existe uma alta demanda por alimentos ricos em cálcio na nossa dieta, você terá a chance de desenvolver a sua própria seleção, lembrando que crianças, mulheres grávidas e pessoas com osteoporose e histórico da doença na família tem ainda mais urgência no consumo destes produtos.

  • Leite e derivados: os mais diversos derivados de leite são uma das fontes mais confiáveis de cálcio, e também as mais óbvias. Dentro disso, o leite, o queijo, o requeijão, o iogurte e tantos outros produtos derivados do leite são incríveis fontes de cálcio. As fontes desnatadas e light são mais interessantes para quem está tentando controlar a quantidade de gorduras, mas os sabores mais intensos estão nos produtos com alta quantidade de sal e gorduras. É indispensável lembrar que se você tem intolerância à lactose não deve consumir nenhum destes produtos.
  • Tofu: o queijo de soja é uma excelente opção para você, já que possui mais cálcio do que os produtos de leite. Além disso, o Tofu possui uma grande quantidade de proteínas também por ser feito de soja, além de ser delicioso e possuir uma grande variedade de usos possíveis, sendo recomendados para sopas, lanches, e tantas outras criações possíveis. Ao contrário do senso comum, o tofu é extremamente saboroso e versátil, bastando sabe-lo temperar e preparar adequadamente.
  • Sardinha: Além de todas as vitaminas, fósforo e similares presentes nos peixes em geral a sardinha ainda é um dos alimentos ricos em cálcio, o que faz dela, efetivamente, uma excelente opção para a sua alimentação.  Além de barata, a sedinha ainda é altamente versátil e pode ser consumida de várias formas.
  • Espinafre: um vegetal com altas quantidades de cálcio, é um dos alimentos mais completos que você pode encontrar. Com uma excelente quantidade de nutrientes adicionais além do cálcio, ele faz da sua dieta algo ainda mais eficiente e diferenciado.
  • Soja: Como a soja pode ser consumida das mais variadas formas, ela é também destacada pela possibilidade do leite de soja e o iogurte de soja, que fazem com que a pessoa celíaca ou vegana não tenha nenhum tipo de restrição de sabores e aspectos por não desejar ou poder consumir leite.

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QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM CÁLCIO?

Ao ter uma alimentação rica em cálcio, é importante tomar cuidado com eventuais excessos, já que o cálcio, apesar de ser extremamente necessário e de ser um dos minerais que precisamos em maior quantidade, ainda pode apresentar uma série de problemas quando consumido em excesso.

Não faça uso excessivo de cálcio. Pode ser prejudicial.

Antes de tudo, problemas de pressão podem aparecer pelo excesso de cálcio, já que o sangue terá uma espessura maior pela maior quantidade de plaquetas e oferecerá algumas dificuldades em relação a isso.

Outro ponto é sempre que a alimentação rica em cálcio não parecer suficiente (especialmente em casos de pessoas com casos de deficiência do mineral) a suplementação além da alimentação pode ser uma opção desejável.

Casulas de cálcio ou produtos enriquecidos é sempre uma possibilidade interessante, já que eliminam a necessidade de ingestão de mais calorias na sua dieta.

É indispensável pensar também em todas as vitaminas necessárias para a fixação do cálcio nos ossos e na formação de plaquetas. Alimentar-se adequadamente é uma questão importante para que todas as vantagens não se transformem em problemas.

Quando falamos em aproveitar o máximo de cálcio dos alimentos, os processos mais agressivos de preparo como frituras podem ser prejudiciais, já que, além de aumentar a quantidade de calorias que o alimento passa a ter, você ainda elimina algumas das suas propriedades.

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